terça-feira, 19 de julho de 2011

Inclusão digital - Parceria com Lan houses

Na década de 90, ter conhecimentos básicos em informática era um bom diferencial profissional, pois foi a partir desta década, que os computadores se tornaram instrumentos comuns nas empresas. Atualmente, possuir conhecimentos mínimos de informática é algo tão básico e primário, que até deixou de ser um item requerido em vagas de emprego.

Apesar desta imensa popularização dos computadores, no Brasil, milhares de pessoas não tem acesso a computadores, muito menos às facilidades que eles oferecem. 

Infelizmente, num país onde os professores ainda são desvalorizados e os hospitais públicos são, na maioria das vezes, causam mais desconforto que as próprias enfermidades dos pacientes, pensar que esse apartheid digital será sanado apenas com os projetos e políticas públicas de inclusão digital é uma pobre ilusão.

Uma alternativa para suavizar essa lacuna que o governo não consegue ocupar, é o voluntariado de pessoas que com recursos próprios e ou com parcerias com empresas privadas, exercem um trabalho de formiguinha nesse processo de alfabetização digital. 

Recentemente, iniciamos um trabalho de aulas gratuitas de informática em uma Lan-house. O projeto tem como objetivo principal, contribuir para a formação do cidadão, através de cursos de informática, como mecanismos de capacitação e de equidade social, cultural, intelectual e profissional.

Com o intuito de promover uma integração mais direta de toda a comunidade com o projeto, buscamos parceria com uma Lan-house. Utilizando da sua infraestrutura para a ministração dos cursos.

Esse tipo de parceria favorece tanto a Lan-house quanto o projeto, pois o devido valor de acesso por máquinas utilizadas durante o curso será pago ao estabelecimento; e, ao aproveitar toda a infraestrutura do local, eliminam-se os custos do projeto com maquinário e instalação.

Pretendemos também com esse trabalho, elevar o nível de qualidade na utilização dos computadores pelos usuários, para que eles possam ter um uso mais produtivo da internet, e até um melhor aproveitamento dos softwares instalados nos equipamentos do lugar. Transformando, pois, os indivíduos participantes em melhores usuários, estudantes mais preparados e profissionais mais capacitados, promovendo crescimento para toda a comunidade.


Nesse projeto estamos tendo o patrocínio da empresa Datalog no pagamento das horas da Lan house.

3 comentários:

  1. Que Deus continue abençoando dando força, capacidade, habilidade para que a vontade dele se cumpra neste pequeninos

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, isso demonstra o exemplo de um verdadeiro cidadão brasileiro, q isto sirva de exemplo para todos nós, Franklin Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Franklin.. é um serviço de formiguinha.. sei do seu potencial para desevolver algo aí na Bahia também!

    ResponderExcluir

Comente sem medo de censura!