terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Rede Globo é a vilã da boa cultura Tupiniquim?

A imagem ao lado, representa o pensamento de muita gente: evangélicos (que se sentem perseguidos); os concorrentes (que apoiam qualquer manifestação contrária a emissora); os intelectuais e educadores (que realmente acreditam no que diz a imagem).
De fato, algumas questões me surgem em relação à responsabilidade dessa (e das outras) emissora, quanto a produção de um conteúdo educativo e relevante, que ao mesmo tempo, sirva de entretenimento para o telespectador Tupiniquim.
Alguém pode me explicar por que a rede Globo exibe seus melhores programas nos horários mais restritos ao trabalhador brasileiro? Claro que sabemos! Estamos falando de "din din", ou melhor, "plim plim". Os reclames, como anuncia Fausto Silva, são os cavalos que movem a grade da emissora, os quais, são movidos pela audiência. A equação é simples: O dinheiro vai para onde a audiência está. Se for para programas relevantes, melhor para o povo brasileiro, se não for, problema dele.
O absurdo disso tudo, é que justamente o povo brasileiro, é quem determina para onde vai a grana, através das suas escolhas de canais e programas assistidos. Sabendo disso, e claro, baseadas em seus índices de audiências passados, emissoras como a rede globo, entendem que programas de cunho cultural como: Altas Horas; Som Brasil; Programa do ; Ação; Globo Ecologia; Globo Ciência e Profissão Repórter, acabam sendo trocados, pelo telespectador, por um entretenimento "barato" na emissora concorrente. Por isso, são exibidos em horários dificílimos de serem acompanhados pela grande massa. São exibidos após à meia noite ou antes das oito da matina, pois realmente são feitos para uma target diferenciada da população.
Na verdade, somos nós mesmos quem montamos as grades de programação de todas as emissoras. Pois, os anunciantes que patrocinam os programas, o fazem conforme a audiência dos mesmos, ou seja, nós decidimos qual programa é mais lucrativo para eles.
Apesar disso, o brasileiro não percebe que possui tamanho poder, vemos isso claramente na política. A precariedade da nossa educação escolar e familiar, influenciam potencialmente a nossa condição manipulável. Por isso, talvez tenham razão aqueles que ainda hoje, insistem em dizer que as novelas da globo só ensinam "o que não presta". Sim, pois as emissoras sabem do poder de persuasão que exercem. Este é outro tema curioso, pois, escritores como o Manoel Carlos, sempre desenvolvem seus textos baseados em fatos da realidade, em conjunto com muita pesquisa de campo. Dizer que uma obra de ficção, influencia o comportamento de toda uma nação, só demonstra que a população em geral, não tem estrutura para assistir tais programas, o que nos leva a imaginar a criação de uma nova classificação para os programas exibidos, definidas pelo nível cultural de quem pode assisti-los, algo do tipo: Proibido para quem acredita em papai noel; Proibido para rebeldes sem causa; Proibido pra adúlteros incorrigíveis. Nestes casos, a arte imita a vida, e a vida, "reaprende" como fazer com a arte. Tornando o brasileiro um subproduto dele mesmo.
Enquanto o bom senso crítico não for comum à maioria da população, torço para que o impossível ocorra, para que emissoras dominantes como a rede globo, nos forcem a consumir cultura e bons valores, através de programas de qualidades exibidos em horários de grande audiência, nem que seja através de suas novelas.

Fonte da imagem

3 comentários:

  1. Ola Antonio,

    desde a muito tempo o povo gosta de perder tempo com coisinhas, isso porque somos chamado a uma realidade criativa, espiritual, mas preferimos negar - so que para isso temos que encher o nosso tempo de m... ate nao querer mais...
    no fim voltamos arrependidos pelo tempo perdido. haja choro no final...

    ps - quero agradecer ao amigo colega, seu comentário no meu blog e estou assinando a tribo como seguidor.

    v ja está nos seguindo tbm?

    abraço e vamos ao que interessa ne mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Gostei, é exatamente assim!

    E como você cita justamente Manoel Carlos eu aproveito pra falar sobre o fato de quem me conhece ficar intrigado por eu ter aversão à TV da forma que vc aborda, e no entanto curtir essa novela que tá passando do MC.

    Logo eu que tenho pavor de novelas. Dá pra acreditar?! Se bem que eu não me sento pra assistir "religiosamente" mas dou minhas olhadas e faço meus comentários já que sou fascinada pelo comportamento humano e ao meu ver, sem querer radicalizar e já radicalizando, só tem ele mesmo nessa área que sabe explorar isso com maestria.

    Os outros, tais como Jô e Serginho, a gente tem outras formas e horários, né? embora infelizmente a grande maioria não pode escolher que tipo de programa assistir na TV e acaba por absorver porcaria, mas isso já é assunto pra outro post, como disse vc lá no blog do Ricardo Mamede (Por sinal tem um comentário meu a partir do seu, dá uma espiada :)

    Valeu!
    R.

    ResponderExcluir

Comente sem medo de censura!